Cuidando de Quem Cuida


Desde 2008 a Casa do Cuidar vem desenvolvendo o projeto Cuidando de Quem Cuida em diferentes hospitais e cidades no país, patrocinado pela Janssen Cilag através da The Resource Foundation,
Estivemos no ICESP, Hospital do Câncer de Barretos,  Hospice de Cotia, Hospice do Jaçanã - ambos vinculados ao HC, Santa Casa de Misericórdia, Hospital Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho, GRAACC, bem como também no Instituto Presente em Montes Claros e no Hospital do Câncer em Londrina.

De lá pra cá tem sido um grande desafio ensinar e aprender sobre auto-cuidado.

Em 2015, lançamos o primeiro livro sobre o tema com participação de vários dos palestrantes e sobretudo parceiros nesse projeto. O livro Cuidando de Quem Cuida traz falas do Leonardo Consolim, Plínio Cutait, Roberto Miguel e Ricardo Leme, entre outros.

Em 2016 estamos lançando o 2o. volume do Cuidando de Quem Cuida!
É uma alegria enorme compartilhar as histórias e os aprendizados desse projeto.
Cada capítulo explora uma forma de auto-cuidado.

Se tem algo que aprendemos durante esse tempo todo de trabalhar na área da saúde é que, por diversas razões, temos dificuldade em cuidar de nós mesmos. Outras vezes estamos muito identificados com as nossas profissões e ficamos restritos a um formato só de cuidado: médicos se cuidam quando estão com os exames em dia, psicólogos quando vão a terapia semanalmente, fisioterapeutas, quando fazem atividade física, e por aí vai.

O Cuidando de Quem Cuida não se preocupa em trazer modelos definidos de cuidado, mas atenta a singularidade de cada um, estimula curiosidade e diferentes maneiras de se cuidar, sobretudo valida a importância do auto-cuidado como prevenção de Síndrome de Burnout e Fadiga de Compaixão.

O que mais me encanta nesse projeto é a diversidade e a gentileza em se permitir algo novo.

Muitas vezes estamos com a agenda lotada e aí temos a desculpa perfeita para não se cuidar: "está muito corrido! Não tenho tempo...bem que queria...".
Uma das dicas do Cuidando de Quem Cuida é identificar diferentes maneiras de se cuidar e dar um significado especial ao momento de auto-cuidado seja ele o que for; 5 minutos ou meia hora, seja por auxilio de uma prática de Atenção Plena, pela leitura de um conto, por uma prática de respiração consciente ou por um cafezinho com bolo e companhia de uma amiga. O importante é que aquele momento  seja percebido e identificado como auto-cuidado. Quando estamos atentos ao que vivemos, estamos no momento  presente. Registrar e validar o momento faz a diferença no final do dia.

A prática do auto-cuidado pode acontecer com uma rotina de atenção a si mesmo e é uma conquista que pede tempo, compaixão e disciplina.

Se somos cuidadores temos que nos incluir no que fazemos de melhor!


Wellington Nogueira 

Cuidando de Quem Cuida no Hospital do Câncer em Londrina com a Kiara




"A vida é muito curta para ser pequena." Benjamim Disraeli



_____________________________________________________



Grupo após aula de Tai Chi com João Signorelli - maio/2012





__________________________________________________
No ano de 2011 a Casa do Cuidar recebeu um patrocínio da Janssen Cilag através da The Resource Foundation para realização do Projeto Cuidando de Quem Cuida. Tal projeto visa alertar profissionais de saúde acerca da importância do auto-cuidado.
No primeiro semestre o Cuidando de Quem Cuida foi realizado no ICESP, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira.
Neste segundo semestre estamos realizando o projeto na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Fazemos palestras sobre temas diversos que abordam desde a questão do sentido do trabalho do cuidador profissional até a importância do ócio criativo. E também oficinas de percussão e técnicas de relaxamento, por exemplo.
Em nosso último encontro contamos com a participação do Dr. Leonardo Consolim falando sobre "Por que eu faço o que eu faço?". E durante sua apresentação, ilustrada com imagens de obras de Van Gogh, ele trouxe frases muito significativas, deixo aqui uma delas:

"A vida é muito curta para ser pequena." Benjamim Disraeli

Depois da fala do Dr. Leonardo tivemos o previlégio de fazer uma oficina de percussão com o músico Dalua. Todos com um  pandeiro na mão, explorando as maravilhas de batucar e fazer um ritmo acontecer em grupo! O poder da música que agrega e contagia!!

Segue o link para vocês conhecerem mais o trabalho desse músico maravilhoso:
http://www.myspace.com/daluapercussao




______________________________________________________
Em 2010, a Casa do Cuidar realizou o primeiro curso avançado multiprofissional de cuidados paliativos. O Projeto Cuidando de Quem Cuida é parte do curso. Dessa forma, todas as sextas-ferias os profissionais de saúde, cuidadores, eram cuidados, através de palestras sobre a importância do auto-cuidado, vivências enfatizando essa questão, exercícios de relaxamento, etc. Uma das tarefas pedidas aos alunos foi que registrassem, através da fotografia, o que representava pra eles o auto-cuidado, o cuidar do outro e o ser cuidado.

O trabalho da Imagemágica, parceira da Casa do Cuidar, destaca a importância de olhar através do exercício de fotografar para assim melhor perceber e refletir sobre diversos temas.
Para conhecer mais o trabalho da Imagemágica acesse: http://www.imagemagica.org/

Nos próximos meses apresentaremos as fotos de diversos profissionais que participaram do curso e autorizaram a divulgação de suas imagens.

Conheça as lindas imagens fotografadas por esses profissionais, que cuidam de seus pacientes também atentos às suas necessidades de serem cuidados.



Abaixo apresentamos as fotos da Dra Glaucia Duarte.



Auto Cuidado
Há muito para saber sobre o terço budista [Juzu], mas o mais importante é a ajuda em manter a mente nas três virtudes: a propriedade da Lei [ou o budismo em si, caminho espiritual], a sabedoria e a liberdade. Cuidar-se é o equiíbrio das três virtudes.



Ser cuidada
Ao final daquela sessão, pedi ao meu terapeuta para fotografar-nos. Os pés, raízes do corpo. Os grandes [nos sapatos pretos] protegem os pequenos [nos sapatos marrons] sem prendê-los.


Cuidar
Demorou muito tempo na calçada, sem que eu deixasse que nada ou ninguém atrapalhasse as borboletas. Tive a honra da fotografia e de presenciar como a delicadeza de algumas ações exige da paciência e do cuidado de outros.