O que é cuidado paliativo?

Muita gente entende Cuidado Paliativo como aquilo que deve ser feito quando a pessoa está morrendo. Ou seja, quando o paciente está muito muito grave e escuta-se aquela velha frase tão temida: "Não há nada mais que possamos fazer por ele(a)."

Vivemos um tempo que a morte é algo que deve ser combatido sempre - como se fosse possível combater a morte, matar a morte, enganá-la, seduzi-la. Com a morte não tem combate, tem acordo. Ela vem e ela virá para cada um de nós. Como podemos continuar a encará-la com tanto terror, ingenuidade e audácia ao mesmo tempo?

Vamos falar de saúde e doença, ok? Quando alguém se sabe doente deve buscar ajuda para se tratar, sarar, melhorar, curar-se. Deve buscar suporte para se sentir melhor. E se você soubesse que é isso que Cuidado Paliativo de fato faz: oferece suporte para que aquele que está lidando com uma doença grave possa viver melhor.

E se você soubesse que cuidado paliativo não é cuidar da morte, mas cuidar da vida?
Você mudaria sua forma de pensar?
E se soubesse que pacientes que recebem cuidados paliativos após o diagnóstico de uma doença grave têm chance de viver mais tempo e de viver melhor? Você mudaria seu olhar?

Se soubesse que cuidado paliativo oferece oportunidade de controle, valorizando a autonomia, quando o entorno parece desmoronar e a doença está se agravando?Você acharia interessante ter mais controle sobre o momento que vive?

Olha de onde vem a palavra Paliativo...

Deriva do latim pallium, que significa manto ou cobertor. Na época das Cruzadas, os cavaleiros recebiam este manto – pallium – para protegê-los das intempéries do caminho na longa jornada.


Cuidado Paliativo é Cuidado de Proteção.

Pela definição da Organização Mundial de Saúde, em 2002, Cuidados Paliativos são: “Cuidado dirigido a pacientes e familiares quando diante de uma doença ativa e progressiva, que ameace a continuidade da vida. Tem como objetivo de prevenir e aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida.”.

Em um artigo publicado em agosto de 2010 na revista The New England Journal of Medicine foi demonstrado que pacientes com câncer de pulmão metastático que recebem cuidados paliativos precocemente apresentam menor índice de depressão e melhor qualidade de vida, sobretudo vivem mais tempo.
Cuidado Paliativo precisa ser bem compreendido para ser usufruído pelos pacientes e familiares. Dessa forma a vida é mais bem cuidada.

Talvez seja uma questão de semântica.
Chega o médico junto ao paciente e diz: O senhor gostaria de receber Cuidados de Proteção?

E você...gostaria de ser cuidado e protegido durante um momento de adoecimento grave?